12 junho 2009

peixinhos beijadores



beijadores

peixes beijadores


Nada melhor que receber um beijo..pegando a carona no clima destes dias amorosos ..vi no ' dobrinhas' este peixinho simpático .Aí como já tive aquário em casa ,fui dar uma olhada na foto do peixe beijador e ver o porquê desse nome tão afetivo.
Embora a cor dele nos envoque ao sentimento de amor ,pois é rosado,nada tem haver com nossa demonstração de carinho infelizmente.Bom vamos as informações científicas do animalzinho simpático: ele tem um nome suntuoso,Helostoma temminkii, sua origem é exótica ,Tailândia ou Java.Este hábito raro e curioso de beijar e contrair as mandíbulas trata-se apenas da maneira de medir forças com seus companheiros da mesma espécie.Seus lábios servem para se alimentarem de algas. Para eles três não é demais ,pois vivem assim em grupos. Com princípios pacíficos e bons de boca ,só mudam esse comportamento quando se sentem agredidos no seu ambiente.Embora todas essas diferenças do nosso exemplar origamigo, ele é um peixe bonito e bastante durável num aquário.
E nada melhor que imaginar porque será que estes peixinhos se beijam tanto? O que será que se passa na cabecinha deles enquanto beijam ou medem forças? Acho que nem eu ,nem a Clarice Lispector no seu livro ' a mulher que matou os peixes' conseguiria descobrir..
Pelo menos agora dou vida aos peixinhos e não sofro como Clarice ao se sentir culpada por matar de fome seus peixinhos,ou melhor , do seu filho.
'Devem ter passado fome igual a gente.Mas nós falamos e reclamamos....todos animais falam por sons.Mas o peixe é mudo como uma árvore e não tinha voz para reclamar e me chamar...Eu fiquei muito zangada com minha distração.Eu peço a vocês que me desculpem.'
Eu já passei por isso...é tão triste... mas esses origamis só querem beijar....beijar ....

Nota: Com uma variação de uma dobra chamada de piranha fish de Jun Makeawa, Junior Jaquet nos presenteia com esta dobra divertida e amorosa.

2 comentários:

Andréia disse...

Adoreiiiiii o peixinho ea histórinha seu Blog é pura cultura.
Show!!!!

Bom fds.

Lúcia da Costa disse...

Amei os peixinhos beijoqueiros. Vi no site "dobrinhas". Pode me enviar o diagrama?
Grata,Lúcia
luciacosta02@yahoo.com.br