31 março 2009

um pássaro menor

Quis, de fato, que o pássaro voasse

E próximo ao meu lar não mais cantasse.

Cheguei à porta para afugentá-lo,

Por sentir-me incapaz de suportá-lo.

Penso que a inteira culpa fosse minha,

E não do pássaro ou da voz que tinha.

O erro estava, decerto, na aflição

De querer silenciar uma canção.

première mandala

premiére mandala



Na melhor das intenções de conseguir fazer uma mandala vibrante.... muita pesquisa e pouca informação me fizeram chegar a este resultado! Com uma ajuda de um programa gráfico fiz esta montagem,talvez para disfarçar os erros iniciais de um primeiro modelo de origami rss

30 março 2009

rosa é uma rosa e sempre..

rosas não falam...



.......foi uma rosa

Mas hoje se usa

Crer que a pêra é rosa

E a maçã vistosa

E a ameixa, uma rosa.

Pergunta a amorosa

Que mais será rosa.

Você, claro, é rosa –

Mas sempre foi rosa.


(Robert Frost)

Nota:Gosto da simplicidade das formas ,da capacidade de sintese dos desenhos de alguns origamis.Esta síntese gráfica do desenho de uma flor ou um animal realmente me fascina!

novo galope

petit cheval


o carrossel vai ter cavalos novos ...


aos costumes

autoria ignorada
papel lumicolor verde
tamanho 4X4

noites a fora...

all night long

bruxa]

três bruxas ....


tenho ficado até tarde acordado vendo origamis e estudando ... essas peças descobri dentro de um livro antigo de origami.guardadas a alguns anos acho.... ou seria "A volta das bruxas" ? hahaha



aos costumes..

bruxa: paul jackson,uk
lua:john nordquist,usa
papel: japones e coreano
tamanho: 15X15

27 março 2009

meditando um pouco.....

star


A palavra ' Namasté' é o cumprimento em sânscrito que literalmente significa: "Curvo-me perante a ti".É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.Expressa um grande sentimento de respeito.Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo. 'Namasté' possui uma força pacificadora muito intensa.Em síntese é: "Saúdo a você, de coração"! e deve ser retribuído com o mesmo cumprimento."O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você! O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti. O Espírito em mim reconhece o mesmo espírito em você. A minha essência saúda a sua essência."
Conhecido pelos budistas como "Anjali Mudra", consiste no simples gesto de pressionar as palmas da mão ante o coração com os dedos apontando para cima no centro do peito.Inclina-se levemente a cabeça sem ser acompanhado de palavras.Frequentemente fecha-se os olhos, para então curvar-se a coluna, em sinal de respeito à divindade que preenche todos os espaços do universo.A coluna retorna à posição erecta mais lentamente do que quando abaixou, também simbolizando respeito à outra pessoa.Os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos do coração, enquanto os dedos da mão direita representam os cinco órgãos da razão.Significa então que mente e coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com a verdade.
Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo, simbolizando a união das polaridades, esquerda e direita, bem e mal e sugere um esforço de nossa parte para manter essas duas forças em equilíbrio.
Dez dedos unidos no Namastê: número dez é símbolo da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito.Os Dez Mandamentos; As Dez Emanações da Árvore da Vida; Os Dez Vértices das Estrela de Pitágoras; A Parábola do Dez Talentos (Mt,25). Toda criatura é um reflexo do Dez Atributos Divinos: Apego; Bondade; Conhecimento; Entendimento; Esplendor; Harmonia; Perseverança; Realeza; Sabedoria; Severidade. Namastê traz o sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza.
Ao fazer 'namasté', afirmamos que todos somos filhos e partes do Sagrado, indissociáveis e iguais!


Nota: Este post foi retirado de um outro blog,que ando vendo ultimamente.Como compartilho dessas idéias e vi-as tão bem colocadas.Resolvi transcrevê-las aqui ,apenas pela praticidade de poder lê-las quando quizer.

26 março 2009

mais alguns estudos..

houses<


city



Não pensem que vou fazer uma animação sobre uma cidade .. rss são os modelos que consegui de casas de papel .. se bem que esta busca ficou bem divertida !





E nessa brincadeira apareceu mais um coelho rssss

até a próxima ..fui...

25 março 2009

les couleurs du papillons

papillons sur la table


aos costumes....
michel laFosse
burtterfly
papel A4,cortado num só quadrado
lumicolor

23 março 2009

o que pensa um coelho?

coelhos pensantes?


coelhos



"A coisa especial que acontecia com aquele coelho era também especial com todos os coelhos do mundo.É que ele pensava essas algumas idéias com o nariz dele.O jeito de pensar as idéias dele era mexendo o nariz .Tanto franzia e desfranzia o nariz que o nariz vivia cor-de rosa.Quem olhasse podia achar que pensava sem parar.Não é verdade.Só o nariz dele é que era rápido,a cabeça não.E para conseguir cheirar uma só idéia ,precisava franzir quinze mil vezes o nariz"...
"Coelho tem muita dificuldade de pensar,porque ninguém acredita que ele pense.Tanto que a natureza do coelho até já se habituou a não pensar.E hoje em dia eles todos estão conformados e felizes.A natureza deles é muito satisfeita:contanto que sejam amados,eles não se incomodam de serem burrinhos"....
"Natureza de coelho é o modo como o coelho é feito.Por exemplo: a natureza dele dá mais filhinho do que a natureza das pessoas.É por isso que ele é meio bôbo para pensar ,mas não é nada bôbo quando se trata de ter filhinhos...E bem depressa ,igual como franze e desfranze o nariz.
Natureza de coelho é também o modo como ele adivinha as coisas que fazem bem a ele,sem ninguém ter ensinado.
Natureza de coelho é também o modo que ele tem de se ajeitar na vida."....
" Nariz de coelho vale mais para ele do que nariz de gente vale para a gente.Você não reparou que o nariz do coelho parece estar sempre recebendo e mandando telegramas urgentes? É porque ele compreende as coisas com o nariz"..
" Às vezes também Joãozinho fugia só para ficar olhando as coisas,já que ninguém levava ele para passear.Nessa hora é que virava mesmo um coelho pensante.Foi olhando as coisas que seu nariz adivinhou ,por exemplo,que a terra é redonda.
Só há dois modos de descobrir que a Terra é redonda: ou estudando em livros, ou sendo feliz.Coelho feliz sabe um bocado de coisas."...
"Nas suas fugidas também descobriu que há coisas que é bom cheirar mas que não são de se comer.E foi aí que ele descobriu que gostar é quase tão bom como comer"

Nota: Trechos tirados do livro de Clarice Lispector " O Mistério do Coelho Pensante",onde Joãozinho é o nome dado ao personagem principal.

22 março 2009

Diversão em papel

briquedos de papel



Brinquedos de papel... mais alguns testes ..piões com movimento!Os dois me foram mandados pelo Grupo de Origami:Origami Kawakami, que acabei de entrar pelo google groups.Um foi feito por uma instrução no Youtube e o outro,parece que um origamista estrangeiro mandou a uma integrante do grupo.São duas maneiras bem legais para brincar..eu adorei!



caixas

estudos de páscoa

estudos de páscoa


páscoa



Depois de muito tempo, voltei a minha compulsão por dobras novas ..são experiências sobre a páscoa , pesquisando sites e blogs.. agradeço a todos pelas belas idéias..

20 março 2009

Tsuru

tsuru


Um clássico do origami , revisto por mim em várias fases da minha vida ......
Minha homenagem a minha tia Jaira que mesmo sem saber do meu futuro ,não soube que aqueles dias em que fazia o sapinho pular na mesa de centro da sala de casa , me fez iniciar a ter vontade de saber como se fazia este brinquedinho.E também por ter me dado os primeiros diagramas chamados ,na época, numa coletânia de "Minhas Dobraduras". Foi assim que tudo começou.Lembro-me dela com carinho por esta e outras passagens na minha infância!

sapo

19 março 2009

Páscoa ...

osterhase_2007


A anos fiz estes coelhinhos do livro de Paulo Mulatinho, osterhase, achei interessante e dei um jeito pop a estas criaturinhas tão simpáticas!!....