27 março 2009

meditando um pouco.....

star


A palavra ' Namasté' é o cumprimento em sânscrito que literalmente significa: "Curvo-me perante a ti".É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.Expressa um grande sentimento de respeito.Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo. 'Namasté' possui uma força pacificadora muito intensa.Em síntese é: "Saúdo a você, de coração"! e deve ser retribuído com o mesmo cumprimento."O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você! O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti. O Espírito em mim reconhece o mesmo espírito em você. A minha essência saúda a sua essência."
Conhecido pelos budistas como "Anjali Mudra", consiste no simples gesto de pressionar as palmas da mão ante o coração com os dedos apontando para cima no centro do peito.Inclina-se levemente a cabeça sem ser acompanhado de palavras.Frequentemente fecha-se os olhos, para então curvar-se a coluna, em sinal de respeito à divindade que preenche todos os espaços do universo.A coluna retorna à posição erecta mais lentamente do que quando abaixou, também simbolizando respeito à outra pessoa.Os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos do coração, enquanto os dedos da mão direita representam os cinco órgãos da razão.Significa então que mente e coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com a verdade.
Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo, simbolizando a união das polaridades, esquerda e direita, bem e mal e sugere um esforço de nossa parte para manter essas duas forças em equilíbrio.
Dez dedos unidos no Namastê: número dez é símbolo da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito.Os Dez Mandamentos; As Dez Emanações da Árvore da Vida; Os Dez Vértices das Estrela de Pitágoras; A Parábola do Dez Talentos (Mt,25). Toda criatura é um reflexo do Dez Atributos Divinos: Apego; Bondade; Conhecimento; Entendimento; Esplendor; Harmonia; Perseverança; Realeza; Sabedoria; Severidade. Namastê traz o sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza.
Ao fazer 'namasté', afirmamos que todos somos filhos e partes do Sagrado, indissociáveis e iguais!


Nota: Este post foi retirado de um outro blog,que ando vendo ultimamente.Como compartilho dessas idéias e vi-as tão bem colocadas.Resolvi transcrevê-las aqui ,apenas pela praticidade de poder lê-las quando quizer.