12 abril 2009

num caminho holístico..

estudos de mandala


Depois de tanto ver por aí,estou descobrindo aos poucos mais uma vertente(embora alguns não achem que seja origami) do origami , teabag folding, com influências celtas, orientais entre outras. Venho pesquisando esta vertente tão interessante que até hoje não era percebida por mim com tamanho interesse.Como tenho observado ultimamente, as versões são bastante variadas para cada tipo de origami conforme quem o dobra.Aqui estão apenas alguns estudos e experiências com papéis para futuras peças,não um trabalho finalizado.

O tea bag folding,pelo que li,é uma forma de se dobrar quadradinhos de papel formando módulos que encaixados entre si formam um desenho de formas repetidas que dão idéia de uma mandala ou um caleidoscópio.Como eram utilazados saquinhos de chá desenhados com motivos orientais e similares parecem ser um caleidoscópio(ou uma mandala) pelas cores e formas.Hoje em dia se utiliza papéis impressos de uma mesma estampa repetida para reproduzir os saquinhos de chá antigos clássicos.Esta técnica foi originada na Holanda, por uma senhora que queria presentear a irmã com um belo cartão de aniversário e ao se ver sem opção melhor pegou o saquinho do chá que estava tomando e começou a dobrar e adicionou-o ao cartão da irmã.Seu nome,Tinny van der Plaas,idealizadora da técnica.

3 comentários:

Bela disse...

selinho pra vc lá no blog!
beijo

Vania Passos disse...

Eu já vi muitos modelos de estampas para serem impressas, mas ainda não achei os papéis prontinhos sendo vendidos. Você sabe de algum lugar que tenha? bjos

César Ferro disse...

Vania,
tenho perguntado isso a várias pessoas ligadas a isso,ninguém sabe me responder .... erolam e não dizem mas deve existir isso em algum lugar..
bj
vamos pesquisar quem encontrar primeiro avisa o outro!